top of page
  • Foto do escritorSolis - Administração

Case Univates - Biblioteca, infraestrutura TI e software sob medida

Atualizado: 21 de fev. de 2018

A Univates

A Univates é uma instituição de ensino superior comunitária localizada em Lajeado. Líder de mercado na região em que atua, atende aproximadamente 11.000 alunos em 46 cursos de graduação, 1 sequencial, 4 superior de tecnologia, 17 técnicos, 22 pós-graduação, 2 mestrados, além de diversos cursos de extensão. Pertencendo à comunidade na qual está inserida, a Univates reverte todos os seus resultados em investimentos na própria instituição ou na comunidade, buscando assim gerar, mediar e difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico, considerando as especificidades e as necessidades da realidade regional, inseridas no contexto universal, com vistas à expansão contínua e equilibrada da qualidade de vida. 

Para atender a uma enorme demanda de TI, a UNIVATES conta com a Solis para muitos serviços. Entre os quais destaca-se:


Gestão de bibliotecas

Em parceria com a biblioteca da instituição desenvolvemos uma solução web para o gerenciamento do acervo. O software Gnuteca foi evoluindo desde então, sendo disponibilizado para a comunidade e implantado em diversas bibliotecas do país. A parceria entre a biblioteca da Univates e a Solis tem como resultado o GNUTECA 3.

Declaração da Coordenadora da Biblioteca da Univates

“Acredito na ideia de que, quando pensamos em sistemas para gestão de bibliotecas, devemos ter presente se eles irão atender as necessidades da biblioteca dentro do contexto da empresa/instituição em que está inserida. Diante disso, a Biblioteca da Univates optou pelo sistema GNUTECA , por este atender e dispor de ferramentas necessárias para a gestão das suas atividades. Somos um dos primeiros clientes do sistema e percebemos que a Solis, além do suporte, demonstra preocupação com a melhoria continua do sistema e com o desenvolvimento de novas ferramentas.”

Desenvolvimento de software

A Univates, mesmo contando com uma equipe interna de desenvolvimento de sistemas de TI, contrata profissionais da Solis para ampliar a capacidade de produção de software para a instituição, contando assim com uma flexibilidade e capacidade maior para atender as necessidades da instituição. Neste segmento há profissionais que trabalham tanto nas dependências do cliente quanto remotamente, na sede da empresa.


Declaração do Coordenador da Área de Desenvolvimento de Sistemas de TI da Univates

“A modalidade de alocação de desenvolvedores da Solis nas dependências da Univates está em fase de experimentação e já está apresentando resultados bastante produtivos para as duas empresas. A troca de experiências entre as equipes no que diz respeito as metodologias de desenvolvimento bem como os resultados positivos alcançados são fatores que reforçam cada vez mais esta parceria.”


Sistemas sob medida

Pelo porte da instituição e em seus diversos setores e processos, foram desenvolvidos pela Solis vários sistemas, sob medida, customizados e integrados com diversos departamentos, recebendo acompanhamento constante. Temos como exemplo prático as soluções desenvolvidas para o Unianálises (www.univates.br/unianalises), que é um Laboratório de Prestação de Serviços da Univates, dedicado a análises Físico-Químicas e Microbiológicas (entre outras), atendendo a clientes de todo o país. Especificamente para esse Laboratório foram desenvolvidos e estão implantados sistemas (Fermi e FerMilk) para controle das análises e registro do fluxo das amostras nos diversos segmentos do laboratório, além da integração com equipamentos de análise laboratorial e geração de laudos técnicos. Além disso, os clientes do laboratório podem consultar diretamente pela web (mediante acesso com login e senha) os resultados das análises e laudos realizados. A cooperativa presta serviços de suporte e evolução das aplicações de maneira continuada para a Instituição, permitindo um crescimento organizado e otimizando os processos e resultados almejados. Podemos citar também nessa categoria de serviços a avaliação institucional. Participando há 5 anos do processo da Univates, a Solis tem consolidado todo o apoio tecnológico para execução do processo, que abrange alunos, professores e funcionários. Os trabalhos iniciam com o planejamento em conjunto com a comissão de avaliação, passando pela extração de dados dos sistemas de gestão da instituição, construção dos formulários e execução da pesquisa, até a geração e distribuição de relatórios estatísticos aos interessados, incluindo administração e reitoria, docentes, coordenação de curso e de setores.



Serviços de Gestão de Redes e Servidores

No segmento de Infra-Estrutura de Serviços de TI, a Solis efetua a administração e manutenção de servidores com as mais diversas finalidades, como por exemplo:

  • Serviços de e-mail;

  • Servidor de arquivos;

  • Autenticação (Servidor LDAP);

  • Servidor web;

  • Banco de dados;

  • Gestão de redes cabeadas e sem fio;

  • Virtualização;

  • Monitoramento (Zabbix);

  • Soluções de comunicação instantânea e colaboração entre outros.

O serviço é prestado através de alocação de equipe nas dependências da Univates, com cobertura nos três turnos de funcionamento da instituição, tendo também disponibilidade 24x7 para situações emergenciais e a realização de atividades em horários menos críticos para o negócio da instituição.Uma das camadas mais importantes na prestação dos serviços de infra-estrutura é o suporte oficial ao servidores Ubuntu através da parceria com a Canonical. É realizado a gestão de mais de 40 servidores, incorporando as mais  diversas tecnologias e soluções, como por exemplo:

  • BLADE;

  • STORAGE;

  • VIRTUALIZAÇÃO.


Service Desk

São realizados serviços de atendimento aos usuários administrativos, objetivando o suporte às mais variadas demandas relacionadas às necessidades de PCs e portáteis e suas respectivas aplicações. Com suporte para as plataformas MS-Windows, GNU Linux e MAC, a equipe desenvolve, implanta e mantém instalações padronizadas para estes ambientes, com gerenciamento e acompanhamento constante.O serviço é prestado através de alocação de equipe nas dependências da instituição, com cobertura nos três turnos de funcionamento, tendo também disponibilidade 24x7 para situações emergenciais e a realização de atividades em horários menos críticos para o negócio da instituição. 

553 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page